Land Rover Series III
Costuma dizer-se que onde um Land Rover não conseguir chegar, mais ninguém chega. Esta frase foi sendo cunhada à medida que provavam a sua resistência, facilidade de reparação, e sobretudo capacidade para transpôr os terrenos mais difíceis, logo desde o lançamento da primeira geração dos Series, no salão automóvel de Amsterdão, em 1948. Daí até à terceira série, produzida de 1971 a 1985, foram introduzidas diversas melhorias: diferentes carroçarias, entre pick-ups, versões fechadas e station wagons, com diferentes distâncias entre eixos, e diferentes motores (incluindo versões diesel), bem como pequenas alterações no exterior para garantir que este podia ser um veículo global, com a diferença mais visível a nível dos faróis, que até à Série IIA estavam embutidos na grelha, e dessa geração para a frente passaram a estar localizados nos guarda-lamas.
O Series III acabou por se tornar o mais comum de todos os Series, tendo sido produzidas cerca de 440.000 unidades. Podemos encontrá-los com 4 diferentes motores, existindo de 4 cilindros (diesel de 2,25L e 62cv, gasolina de 2,25L e 73cv), de 6 cilindros em linha a gasolina com 86cv e, por fim, um V8 a gasolina de 3.5L capaz de debitar 91cv. A partir de 1980, os motores de 4 cilindros passaram a contar com 5 apoios na cambota, o que trazia melhorias consideráveis em vibrações e durabilidade. Tinha caixas de velocidades com 4 mudanças, caixa de transferências com redutoras e possibilidade de engrenar a tracção às 4 rodas.

O nosso exemplar
É dos poucos da nossa colecção que sempre esteve a uso e ainda hoje é com regularidade que nos leva em passeios pelo campo. Este Series III Pick-Up em versão Safari, com tecto duplo e o motor diesel de 2,25L, tem dificuldade em esconder as suas origens de trabalho, seja pelos interiores demasiado simples até para a época em que foi feito, ou pelo facto de podermos resumir todo o equipamento de conforto à almofada dos assentos, ou mesmo pela falta de isolamento acústico, mas dizem os puristas que isso apenas serviria para atrapalhar e fazer peso nos terrenos mais difíceis. A idade nota-se na aparência e na velocidade com que se desloca em estrada, mas as aptidões fora desta continuam a ser surpreendentes. Entra em lamaçais sem hesitar, como quando tinha idade e quilómetros para viatura de serviço, e gaba-se de que até hoje só ficou atolado por culpa do condutor.


Características principais
VISUAL
Derelict
ANO
COR
Verde e outras
LUGARES
COMBUSTÍVEL
Diesel
POTÊNCIA
PESO
VELOCIDADES