Mercedes 220 (W180)
Corria o ano de 1954 quando a Mercedes lançou o modelo W180 220a Ponton, apresentado como uma versão maior, mais potente e sobretudo mais luxuosa que o modelo W120 180/190, que durante décadas viria a marcar o quotidiano português pela quantidade de unidades que foram usadas como táxi.
O 220 viria mais tarde a ser considerado o predecessor da gama Sonderklasse (classe especial) que actualmente conhecemos como Classe S, e foi concebido como uma viatura superior às demais do mercado europeu da época. Vinha equipado com motores potentes e refinados de 6 cilindros em linha, era um automóvel imponente, que transmitia solidez e segurança, e a primeira geração com um desenho monobloco na carroçaria. Se por fora se perdiam os "antiquados" guarda-lamas e os estribos salientes, no interior encontrávamos mais espaço, atenção ao detalhe e um ambiente acolhedor. Quem tinha o privilégio de se encontrar num concessionário dentro de um destes automóveis na década de 50 não podia deixar de ficar espantado com os detalhes em madeira, as diversas opções e configurações que havia nos bancos, o rádio integrado no tablier, a climatização independente para o condutor e passageiro, as luzes de cortesia, entre outros. São coisas que hoje encontramos em automóveis comuns, mas que à época eram algo raro de encontrar, mais ainda em Portugal, onde nas décadas de 50 e 60 ainda decorria a electrificação das zonas rurais e poucas pessoas tinham poder de compra para um automóvel, por muito rudimentar que este fosse.
O nosso exemplar
O nosso Ponton faz parte da família há décadas, e traz consigo uma história de resistência. Foi inicialmente comprado por um médico de Lisboa, que o usou durante algum tempo, mas acabou por vendê-lo ao dono de uma firma de táxis. Infelizmente, a esta altura foi convertido para uma motorização diesel e foi usado por alguns anos como veículo para transporte de clientes importantes, e mais tarde como veículo de reserva, até que veio para o campo, e sobreviveu a algumas décadas de pouca atenção até vir ter connosco. Depois de uma primeira intervenção, serviu por muitos anos para passeios. Ocasionalmente abençoou casamentos e abrilhantou eventos de família, cumprindo sempre sem mácula tudo o que lhe foi pedido, e há pouco tempo viu a sua chapa novamente pintada da côr original, que tanto gosta de mostrar sempre que sai para estrada.
Características principais
VISUAL
Impecável
ANO
COR
Cinzento Pedra
LUGARES
COMBUSTÍVEL
Diesel
POTÊNCIA
PESO
VELOCIDADES